EDIA e Águas de Portugal assinam acordos, sábado, com presença dos Ministros da Agricultura, Luis Capoulas Santos, e do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes
Publicado | 2018-02-16 15:35:25
 
A EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. e o Grupo AdP – Águas de Portugal, vão assinar acordos de cooperação técnica e operacional com vista a reforçar o abastecimento de água na região do Alentejo.
 

A cerimónia, que contará com a presença dos Ministros da Agricultura, Luis Capoulas Santos, e do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, terá lugar no próximo sábado, dia 17 de Fevereiro, pelas 10:00h, na Estação Elevatória do Estácio, local onde já decorrem obras da empresa Águas Públicas do Alentejo para a uma nova Estação de Tratamento de Águas.

Os acordos entre as duas entidades públicas visam aumentar a fiabilidade e resiliência dos sistemas de abastecimento de água, dando resposta aos efeitos decorrentes das alterações climáticas. Esta colaboração será concretizada através da criação de novas ligações a partir de condutas do sistema de Alqueva a albufeiras e Estações de Tratamento de Água, geridas por empresas do Grupo AdP, e do reforço de ligações atuais.

Entre as obras previstas, constam a ligação de Alqueva a Sines, à albufeira do Monte da Rocha e o reforço à albufeira da Vigia.

Está ainda prevista a realização de estudos relativos a outras infraestruturas de abastecimento de água para responder aos cenários mais exigentes de escassez hídrica na região do Alentejo.

 

Programa:

10:00 recepção dos Convidados

10:10 Apresentação do Plano de Investimentos a Médio-Prazo da EDIA José Pedro Salema – Presidente do Conselho de Administração da EDIA

10:20 Apresentação das Intervenções a realizar pelo Grupo Águas de Portugal no âmbito dos Acordos e na região

João Nuno Mendes – Presidente do Conselho de Administração do Grupo AdP

10:30 Assinatura dos Acordos de colaboração entre a EDIA e empresas do Grupo Águas de Portugal

10:45 Intervenção de Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

11:00 Intervenção de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente

11:10 Visita à Estação Elevatória e perspectiva sobre as obras de construção da ETA da Magra

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 29
11 12
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda