EDIA quer alargamento de 50 mil hectares de regadio pronto até ao verão de 2021
Publicado | 2018-02-01 04:06:56
 
O Anuário Agrícola de Alqueva tem como objectivo fornecer um quadro, tão claro quanto possível, dos sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, por forma a auxiliar os agricultores da zona e investidores a desenvolverem actividades agrícolas sustentáveis.
 
O documento sistematiza informação das várias culturas e variedades com potencial agrícola em Alqueva, a sua rentabilidade económica, bem como, análises às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

A elaboração deste documento, da responsabilidade da EDIA, resulta da recolha de informação sobre as culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do sector. Foram também consultados dados e informação do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas e de outras instituições ligadas ao Ministério da agricultura, florestas e desenvolvimento rural.

Tendo em conta o tipo de variáveis em causa, este documento é objecto de actualizações periódicas, com base anual, por forma a incorporar as alterações que se vierem a verificar.

Segundo José Salema, Presidente da EDIA, esta ferramenta é uma compilação de informação que é útil para investidores e para quem já está instalado em Alqueva. Trata-se de um documento que junta toda a informação sobra a utilização de água em Alqueva, como por exemplo as culturas existentes, qual o seu historial, entre outras informações relevantes.

José Salema recordou ainda que em 2017 Alqueva atingiu uma taxa de adesão de cerca de 74% da área equipada, um número que considera muito relevante, mas afirma que há o desafio e a ambição de chegar mais longe, sendo nesse sentido que tem estado a ser desenvolvido trabalho. Prevê-se que até ao verão de 2021, mais 50 mil hectares fiquem equipados e a beneficiar da maior reserva estratégica de água da Europa.

Pode consultar o Anuário Agrícola de Alqueva na internet em regante.edia.pt.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 29
11 12
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda