Escola Profissional Fialho de Almeida recebe parceiros europeus
Publicado | 2015-04-15 04:16:20
 
A Escola Profissional Fialho de Almeida, de Vidigueira vai receber uma delegação de 5 parceiros europeus, entre os dias 19 e 22 de Abril, no âmbito do Programa ERASMUS +.
 
O projecto tem como tema "I Remember" e tem como intuito a criação de um Laboratório de Memórias a nível dos 6 países participantes. Assim, pretende-se criar uma metodologia inovadora, criando uma plataforma virtual, um laboratório, em que os professores e formadores possam melhorar as suas aptidões e adquirir novas competências na área da educação, através da utilização de novas ferramentas interactivas, ao recriar "Um laboratório de Memórias". Este visa compilar e divulgar a história, a economia, as tradições, costumes e a cultura de um povo, através da partilha de experiências entre cidadãos mais idosos e os jovens, no sentido de avaliar as repercussões que o passado tem no presente e no futuro. 

Esta partilha intergeracional tem também como intuito promover a inclusão social dos seniores, envolvendo-os em laboratórios, de conto e partilha com os mais jovens.

Em Portugal, mais precisamente no concelho de Vidigueira, segundo Elisabete Rosa, Directora Pedagógica da Escola Profissional Fialho de Almeida, pretende-se criar um Museu Virtual, sobre o sector económico predominante no Baixo Alentejo, a Agricultura, com as suas repercussões a nível histórico, social e cultural. 

Ao colocar em contacto, seniores e jovens, a Escola Profissional Fialho de Almeida irá fazer um estudo comparativo sobre a agricultura antes de 1974, época ditatorial com Salazar e depois de 1974, quando Portugal se tornou uma democracia e os efeitos da entrada na União Europeia, de 1986 até aos dias de hoje.

Neste sentido, os países parceiros irão criar uma plataforma virtual, através da qual a Escola Profissional de Vidigueira irá dar conhecer todo o património ligado à agricultura, pretendendo dar a conhecer e preservar os factos, as experiências, as tradições e a cultura, através da partilha entre os seniores e os jovens.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
23 20
15 13
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda