Pão Alentejano a caminho da certificação
Publicado | 2017-12-06 02:53:00
 
O auditório do Instituto Politécnico de Beja recebe hoje, dia 6 de Dezembro, o Seminário “Da Qualificação à Certificação do Pão Alentejano”, aberto a todos os interessados neste produto identitário do Alentejo e património da região.
 
O projecto "Qualificação do Pão Alentejano", com vista a uma futura Certificação, tem como objectivo valorizar e proteger um produto com forte impacto económico na região, concorrendo, desta forma para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas do sector e de outras actividades a montante e a jusante da fileira do pão.

Neste Seminário será feito um balanço das actividades desenvolvidas desde Janeiro de 2016 e apontados caminhos e estratégias para o futuro. Os próximos passos passam pela criação de um agrupamento de produtores de Pão Alentejano que, beneficiando do trabalho já desenvolvido e dos instrumentos disponibilizados, estará em condições de avançar com o processo de Certificação.

A Qualificação do Pão Alentejano é uma iniciativa da Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e resultou de uma candidatura ao SIAC - Sistema de Apoio a Ações Colectivas - Qualificação, no âmbito do Alentejo 2020.

Francisca Valério, da Associação Terras dentro, explicou à Planície que este trabalho tem sido realizado em conjunto com vários parceiros, tendo este projecto nascido da necessidade de proteger o Pão Alentejano.

Até agora já foi efectuado um diagnóstico da fileira do pão e desenvolvidas várias acções de informação e sensibilização junto de mais de 450 empresas produtoras.

Foi também elaborado um caderno de especificações descritivo de todo o processo de confecção do pão alentejano e criado um painel de provadores, fruto de uma parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.

Paralelamente, foram desenvolvidos workshops sobre regras de segurança alimentar, dinamizados pela ASAE e dirigidos aos produtores/as de pão alentejano.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 12
6 4
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda