Aberto concurso para empreitada dos «Passadiços do Pulo do Lobo»
Publicado | 2017-11-13 04:38:07
 
A Câmara Municipal de Serpa lançou o concurso para a empreitada de execução dos “Passadiços do Pulo do Lobo”, com um valor base 344.623, 54 euros, que deverá estar concluída até final de 2018.
 
O projeto é composto por três troços, exclusivamente pedonais, nomeadamente uma escadaria com cerca de 300 degraus que desce a encosta em ziguezague através de patamares de descanso que funcionam como miradouros, e dois passadiços de madeira, em sentidos opostos ao longo da margem esquerda do rio. A estrutura integrará também três zonas de estadia, com miradouros sobre o Guadiana, e duas pontes, uma delas sobre a ribeira do “beco do pulo”.

Com a criação dos Passadiços do Pulo do Lobo, o Município de Serpa pretende criar uma estrutura de apoio à valorização e visitação do sítio do Pulo do Lobo, tornando acessível e confortável o acesso pedonal e permitindo o desfrute da margem do rio Guadiana nas imediações da cascata. 

Para além dos passadiços de madeira, serão também instaladas sinalética e estruturas interpretativas e informativas do espaço envolvente, visto que para além de melhorar as condições de fruição do espaço pelo visitante, pretende-se informar e sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral, visitantes e turistas para a temática da conservação e preservação da natureza, incindindo sobre a riqueza natural, ambiental e paisagística do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Com o objetivo de melhorar os acessos, o município intervencionou a Estrada Municipal 514 e o Caminho Municipal 1093, tendo-se procedido à pavimentação em asfalto dos cerca de 6 km que estavam em terra batida. Estão ainda previstas outras intervenções junto ao início dos Passadiços, como é o caso da criação de um estacionamento e de uma zona de estadia para a ligação às estruturas.

A operação “Passadiços do Pulo do Lobo”, candidatada ao Alentejo 2020, foi aprovada pelo valor total de 463.221.29 euros, sendo comparticipada pelo fundo da União Europeia FEDER, no montante de 320.259,44 euros.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
24 22
13 11
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda