Exposição «Escrita no Baixo Alentejo» pode ser vista até 27 de Agosto
Publicado | 2017-08-11 04:12:47
 
Até 27 de Agosto, a Sala Polivalente do Museu Municipal de Arqueologia, no Castelo de Serpa acolhe a exposição “Escrita no Baixo Alentejo - das origens aos nossos dias”, organizada pela Rede de Museus do Baixo Alentejo, em parceria com a CIMBAL.
 
Esta exposição tem o intuito de divulgar as colecções dos museus que compõem a rede, visando a itinerância por todos os municípios que a integra.

Estão patentes peças, documentos e registos descobertos no Baixo Alentejo, alusivos à evolução da escrita, desde a Idade do Ferro, o ponto de partida, visto que é dessa época que se supõem ser os primeiros vestígios da “escrita mais antiga conhecida na Península Ibérica”, a escrita do Sudoeste.

De Serpa poderá ser vista a “Carta de arrematação e venda da sinagoga e açougue dos judeus de Serpa, aquando da sua expulsão do país, a Gaspar Vaz, que deu, na venda pública, o lanço mais alto.

Trata-se de um documento raro, que data de 1497, época em que o Rei D. Manuel expulsou os judeus e mouros de Portugal e dispôs dos seus bens.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 12
6 4
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda