Abutre-preto volta a nidificar no Alentejo
Publicado | 2015-03-30 04:58:54
 
Dois casais de abutre-preto iniciaram a nidificação na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, em ninhos artificiais instalados pelo projecto LIFE “Habitat Lince Abutre”.
 
Este poderá ser o primeiro passo no restabelecimento de um núcleo reprodutor desta ave no Alentejo após várias décadas sem se reproduzir na região.
Estes dois casais reprodutores de abutre-preto foram detectados em resultado da monitorização das plataformas artificiais de nidificação efectuada pela Liga para a Protecção Natureza e na sequência do esforço de conservação levado a cabo pelo projecto LIFE “Habitat Lince Abutre”, concluído em Setembro de 2014. De acordo com a Liga para a Protecção da Natureza a nidificação desta espécie, em perigo de extinção nesta região, foi possível em resultado das medidas implementadas no âmbito deste projecto e da colaboração da Herdade da Contenda, Empresa Municipal, assim como da adequada gestão da área promovida por esta entidade.
Recentemente foi registada a instalação de dois casais de abutre-preto em dois dos ninhos artificiais implementados por este projecto no concelho Moura, tendo sido possível confirmar a presença de um exemplar desta espécie em incubação.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
35 36
15 17
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda