Mértola candidata a Marca do Património Europeu
Publicado | 2015-03-17 04:15:12
 
Até ao final deste mês de Março Mértola, uma das duas candidaturas finalistas aprovadas pela autoridade nacional responsável pela pré-seleção saberá se irá ostentar a Marca do Património Europeu.
 
A candidatura resultou de um convite da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, formulado à Câmara de Mértola, que resolveu abraçar este desafio.
Ao longo da sua história, Mértola, foi um local de muitos povos e muitas culturas, como também é hoje a União Europeia. Há mais de 30 anos, a história da Vila-Museu, como é hoje conhecida, começou a ser contada e redescoberta nas escavações arqueológicas iniciadas na Alcáçova do Castelo. Aos poucos historiadores, arqueológos e muitos profissionais de várias áreas do conhecimento começaram a desvendar uma riqueza cultural, histórica e arqueológica única. 
Actualmente, os mais de 30 mil visitantes anuais podem conhecer nos vários núcleos museológicos espalhados pela vila e pelo concelho de Mértola, os povos que por lá passaram, os seus hábitos e contributos culturais para a identidade das gentes de Mértola e do Baixo Alentejo.
Para a Autarquia de Mértola a nomeação da Vila a este importante galardão é, independentemente do resultado final, uma vitória do esforço e da cooperação estreita com outras entidades, nomeadamente o Campo Arqueológico de Mértola.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
23 20
15 13
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda