Cáritas de Beja - Afectos e tecnológica juntos para o bem estar dos idosos
Publicado | 2021-02-19 05:38:57
 
O projecto “Humanamente@tivos” aposta nos afectos e na competência tecnológica dos idosos do concelho de Beja.
 

O projecto da Cáritas de Beja foi uma das 69 iniciativas sociais apoiadas, em tempos de pandemia, pela iniciativa Gulbenkian Cuida, para responder às necessidades de quem, subitamente, se viu fechado em casa, privado de contactos familiares e sociais, sem poder usufruir dos locais de apoio e de convívio habituais, neste caso, nas instalações da Cáritas de Beja.

Márcio Guerra da Cáritas referiu à Planície que esta iniciativa surgiu “na altura do primeiro confinamento, em Março de 2020, que colocou os idosos que a Cáritas de Beja já acompanhava, no âmbito do seu serviço domiciliário, obrigatoriamente em casa.”

“Uma das características da nossa população idosa é que muitos deles não têm retaguarda familiar. Isto levantou uma grande preocupação por parte da Cáritas. Como é que se ia fazer face a esta nova realidade de acompanhar estas pessoas. Foi a partir deste problema concreto, que esboçamos uma intervenção que possibilitasse fazer um acompanhamento especializado”. Referiu o responsável.

Márcio Guerra acrescenta que “o confinamento era um cenário propício para o eclodir de manifestações de ansiedade, depressão e agravamento da demência, que alguns deles já apresentavam. Para fazer face a esta situação, no âmbito da primeira fase deste projecto, em 2020, foram realizadas 448 visitas domiciliárias e mais de 225 actividades de terapia ocupacional, motora e sensorial, junto de três dezenas de idosos do concelho, entre os 74 e os 89 anos”.

Face ao grande sucesso deste projecto, que tem como parceiros locais a Associação Alememória e a Câmara Municipal de Beja, a Fundação Calouste Gulbenkian renovou o seu apoio a esta iniciativa da CÁRITAS para o ano 2021, mantendo-se a intervenção nos mesmos moldes.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda