Águas Residuais Urbanas - Cumprimento na integra das Águas do Alentejo
Publicado | 2021-02-12 04:24:54
 
A região servida pela AgdA – Águas Públicas do Alentejo regista um total cumprimento da Directiva das Águas Residuais Urbanas (DARU), de acordo com informação contida no Relatório do Gabinete de Apoio à Gestão do PENSAR 2020.
 

Após 10 anos de actividade e cerca de 50 milhões de euros de investimento em sistemas de tratamento de águas residuais, a AgdA congratula-se por este importante marco, possível pela entrada em operação de um importante conjunto de infraestruturas. em particular em 2019, que veio dar importantes contributos para a resolução das últimas situações de contencioso.

O presidente do Conselho de Administração das Águas Públicas do Alentejo, Francisco Narciso, referiu à Planície que o que está em causa foi “deixar de existir infraestruturas integradas no sistema gerido por esta entidade gestora, tendo sido reportada pelas entidades nacionais para efeitos de um conjunto de contenciosos, que se arrastam há muitos anos e que envolviam, um conjunto bastante alargado de aglomerações servidas pelo sistema público de parceria”.

E adianta que “são processos que ainda não estão encerrados, mas a avaliação que é feita pelas autoridades nacionais, é uma situação que se encontra ultrapassada. Importa sempre dizer que estas nunca são matérias que se possam dizer que estão totalmente arrumadas, visto que o desempenho ambiental faz-se no dia a dia da operação dos sistemas da actuação das industrias de todas as actividades económicas e da parte das entidades gestoras em marcha que tem que zelar também pelo cumprimento dos respectivos regulamentos de descarga”.

Num momento em que, no actual surto pandémico pela Covid-19, é cada vez mais evidente a importância da saúde e da qualidade do ambiente, e nomeadamente o controlo da poluição, a AgdA reafirma o seu compromisso para com as comunidades servidas pelo SPPIAA e o seu empenho na construção de soluções que permitam responder com qualidade e segurança aos desafios que esta região enfrenta.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda