Dia europeu do número de emergência 112. Carlos Pica explica a sua importância
Publicado | 2021-02-11 04:28:12
 
Assinala-se hoje, dia 11 de Fevereiro, a nível Europeu, o Dia do 112, Número Europeu de Emergência.
 

Este ano, para celebrar a data, por todos os países da União Europeia, e após um dos anos mais desafiadores e difíceis, a European Emergency Number Association (EENA), propõe a criação de uma corrente de agradecimento e de homenagem a todos aqueles que diariamente zelam pela nossa protecção e socorro.

O Comandante Operacional Distrital (CODIS) do Comando Distrital Operações de Socorro (CDOS) de Beja, Carlos Pica, sublinhou à Planície, a importância deste número, referindo que “como todos sabemos, é um número internacional de pedido de ajuda e é importante ser do conhecimento de todos desde as crianças do pré escolar aos adultos. É um investimento, na nossa modesta opinião, que deverá ser contínuo, já que continua a haver pessoas que consideram que o mesmo não é útil e é impertinente. Este trabalho contínuo que todos os agentes da protecção civil deverão fazer, é relevante, porque este número 112 é fácil de decorar”. E adianta que “não se deve ter qualquer receio de actuar perante o 112 e fazer o contacto, porque uma chamada bem feita, é mais de meio caminho para salvar vidas”.

Foi lançado um desafio a todos os cidadãos, Instituições (publicas e privadas), para fazer uma homenagem a todos aqueles que, diariamente, são protagonistas, muitas vezes anónimos, de histórias de coragem, abnegação e altruísmo e que chegam muitas vezes a sacrificar a própria vida no cumprimento de missões de protecção e socorro/emergência, e/ou, igualmente homenagem a Instituições pelo imprescindível contributo/relevante papel que desempenha na área da protecção e socorro/emergência.

Para o efeito, foi criado o email 112day@vost.pt para onde podem enviar uma pequena história de um acto heroico acompanhada por foto, para ser traduzida e publicada nas plataformas de comunicação da EENA - site institucional e / redes sociais, alcançando assim, a mais ampla divulgação internacional. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda