Alentejo - Montado pode influenciar positivamente a qualidade da água
Publicado | 2021-02-11 04:27:12
 
Um estudo da Universidade de Évora (UÉ) demonstrou que a cobertura agro-silvo-pastoril, ou seja, o Montado, um ecossistema característico do Alentejo e que subsiste apenas no Mediterrâneo, exerce um efeito positivo na qualidade de linhas de água actuando como uma barreira à poluição e dificultando o arrastamento de compostos pelas chuvas.
 

Patrícia Palma, investigadora no Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora, que liderou este estudo, sublinhou à Planície que o mesmo “foi desenvolvido na Bacia do Guadiana, em que se percebeu nos diferentes usos do solo que temos o montado poderia beneficiar a qualidade da água. Isto porque, como é uma cobertura arbórea, pode diminuir as escorrências de contaminantes do solo para os cursos de água”.

 “As chuvas e enxurradas são um dos principais motores de arrastamento de contaminantes para as massas de águas", sublinha a investigadora do ICT elucidando que essa contaminação “é mais notória em locais com intensa actividade agrícola”.

Em relação à contaminação pelas Estações de Tratamento de Águas Residuais, Patrícia Palma referiu que “a contaminação tem que ser evitada a montante.  A nível das Estações, tem que ser implementados tratamentos que consigam diminuir a carga poluente que vai para as ribeiras”.

Segundo o estudo, o conhecimento químico e ecológico de um número cada vez maior de ribeiras e afluentes do Guadiana “possibilita a caracterização cada vez mais completa desta bacia e vem fornecer ferramentas/ conhecimento, ao já existente e desenvolvido pela APA, para que os Planos de Bacia Hidrográfica possam ser estabelecidos de uma forma mais direccionada e específica" assume, reforçando que é imprescindível desenvolver novos estudos que correlacionem a caracterização das diferentes tipologias de água com, os usos de solos e as alterações climáticas, dada as características específicas registadas em toda a região do Mediterrâneo.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda