Covid-19 - Surtos nos lares de Mértola e Cuba dados como terminados
Publicado | 2021-01-29 04:37:18
 
O surto de covid-19 que causou 21 mortos no Lar da Misericórdia de Mértola foi dado como "encerrado" e todos os utentes já voltaram à instituição, segundo informação do provedor, José Alberto Rosa, adiantando que “a situação está controlada. É um grande alívio”.
 

Ao todo, o surto infectou 109 pessoas na instituição, das quais 40 funcionários e 69 utentes. Dos idosos, 24 acabaram por perder a vida, mas "três deles devido a patologias não covid-19", precisou José Alberto Rosa.

Na quarta-feira, regressaram às instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola os últimos utentes que ainda se encontravam na Zona de Concentração e Apoio à População, para a qual tinham sido transferidos todos os infectados.

Também o surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cuba, está resolvido.

O provedor da Santa Casa de Cuba, Francisco Orelha, referiu que “o surto está resolvido, segundo as informações das autoridades de saúde. Agora, são pessoas com idades avançadas, com várias outras patologias e numa época propensa a outras doenças, mas no que diz respeito a covid-19, está encerrado.

Ao todo, 96 pessoas foram infectadas na Misericórdia de Cuba, incluindo 27 colaboradores e 69 utentes, dos quais 13 acabaram por não resistir às complicações causadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Neste momento, "já não há utentes positivos", ou seja, 56 foram considerados recuperados da doença.

Entre os funcionários, "praticamente todo o efetivo está recuperado" e alguns já regressaram às suas funções na instituição. Os que ainda não o fizeram "voltam na segunda-feira", acrescentou o provedor.

A Misericórdia de Cuba aguarda, agora, pela vacinação dos utentes, que deve acontecer "em breve", uma vez que a instituição já estava na lista para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 quando o surto foi detectado.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda