Reacções - “Macelo foi o único que apresentou argumentos para desempenhar o cargo”
Publicado | 2021-01-27 05:50:19
 
O presidente da Distrital do PSD de Beja, Gonçalo Valente
 

As eleições presidenciais no Distrito de Beja, deram a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa, com mais de 50% dos votos, (51,30%) um resultado que já era expectável, mesmo em tempo de pandemia. A grande surpresa nesta região do País, foi o segundo lugar de André Ventura.

Num rescaldo aos resultados eleitorais, a Planície depois de ouvir os partidos no concelho de Moura, é altura das reacções partidárias a nível distrital.

 

O presidente da Distrital do PSD de Beja, Gonçalo Valente, referiu à Planície que “foi uma vitória expectável de Marcelo Rebelo de Sousa, uma candidatura que granjeou simpatias em todos os partidos. Era uma candidatura transversal áquilo que era o pensamento de cada cidadão, relativamente ao que é a função de um presidente da República. Creio que foi o único que apresentou argumentos para desempenhar esse cargo. Não houve aqui qualquer surpresa, vindo até a reforçar a sua votação no Distrito, em cerca de 20% relativamente a 2016.”

Sobre os restantes resultados, adiantou que “houve, na minha óptica, a surpresa de André Ventura, conseguir alcançar o segundo lugar, à frente do Partido Comunista. Foi uma novidade, mas a verdade é que conseguiu alcançar esta posição que nos dá que pensar”. E acrescenta “o PCP, apesar de ir a seguir uma tendência descendente nos últimos actos eleitorais, penso que não era previsível, perder a posição de segunda força mais votada no Distrito”.

Sobre a votação de Ana Gomes o Social Democrata sublinha que “apesar de ter ficado em segundo lugar a nível nacional, no Baixo Alentejo o resultado ficou aquém daquilo que ela própria esperava. Percebe-se aqui que o -Partido Socialista- abandonou uma militante sua, focando-se na votação de Marcelo Rebelo de Sousa”.

Gonçalo Valente salienta ainda que “estas eleições não podem ser comparadas, nem com as autárquicas, nem com as legislativas, penso que é um erro haver uma comparação directa. Contudo são resultados que têm que nos fazer pensar, mas excepto o André Ventura ter vindo a alcançar o 2º lugar, foi expectável o que veio a acontecer".

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda