Edição de 2021 da Ovibeja cancelada nos moldes tradicionais
Publicado | 2021-01-20 12:11:38
 
Pelo segundo ano consecutivo a Ovibeja vai ser cancelada. Este evento ia realizar-se entre 21 e 25 de Abril de 2021. Informou em comunicado a ACOS, Associação de Agricultores do Sul.
 

Segundo a Comissão Organizadora da Ovibeja, ACOS, a decisão de cancelar a edição de 2021 é em virtude da situação de pandemia pela Covid-19 que o país atravessa, reconhecendo que não estão reunidas as condições nos moldes tradicionais que caracterizam este evento desde a sua génese.

Como alternativa, foi decidido assinalar a data com a realização de uma Ovibeja num formato moderno, com recurso a tecnologias de informação e comunicação e com diversas actividades agendadas para os dias 22 e 23 de Abril de 2021.

O presidente da ACOS, entidade responsável pela organização do certame, Rui Garrido, referiu à Planície que “o novo modelo ainda não está todo programado, mas não queríamos desistir de fazer a Ovibeja, visto a importância que a feira tem para a região, para a agricultura e para todas as actividades económicas”. 

E acrescentou que “não quisemos, à semelhança do ano passado cancelar a mesma e vamos fazer uma Ovibeja virtual, com as novas tecnologias que existem hoje em dia”. 

Rui Garrido adiantou uma particularidade para este ano, “o concurso de azeite, vai ser realizado em moldes diferentes, mas iremos fazer um concurso internacional, com todas as condições de segurança”.

O programa da feira, que está em construção, não terá expositores nem espectáculos, mas já é possível adiantar que vão ser realizadas actividades em formato misto, online e presencial, sempre no respeito pelas normas de higiene e segurança definidas pela autoridade sanitária nacional.

Aos mais jovens ligados à agricultura vão ser propostos desafios, via net e presenciais, que apelem às suas competências técnicas (práticas e teóricas), atitudes colaborativas, gestão de risco, capacidade de organização, de liderança e de partilha.

Com o objectivo de suscitar a discussão e o debate, junto de agricultores e produtores pecuários, estudantes, investigadores, políticos, a 37ª Ovibeja vai organizar conferências web sobre agricultura, pecuária, alterações climáticas e biodiversidade, olival e regadio, a nova PAC, entre outras áreas de relevância para o sector.

A 37ª Ovibeja vai integrar ainda a realização do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, que já está a receber amostras de azeite até dia 19 de Março. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda