CEBAL promove hoje sessão sobre a importância do cardo no fabrico de queijos
Publicado | 2021-01-20 05:46:51
 
O CEBAL realiza hoje, dia 20 de Janeiro, uma sessão online sobre “Caracterização das populações silvestres de Cynara cardunculus” que contará com a presença de Elena Ordiales, Investigadora do Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario Extremadura (CTAEX), no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”.
 

A investigadora do CEBAL, Liliana Marum referiu à Planície que “o CEBAL convidou a investigadora Elena Ordiales que, juntamente com a sua equipa, têm estudado a diversidade genética do cardo da região da Extremadura, evidenciado a sua influência no processo de fabrico e na qualidade de queijos amanteigados, como é o caso da Torta del Casar - um dos queijos de Denominação de Origem Protegida (DOP) mais importantes da Extremadura”.

“Assim, o ponto de partida desta sessão será “a apresentação dos resultados do estudo da variabilidade genética do cardo, bem como a sua influência na produção de queijos amanteigados. Durante a sessão serão também discutidas características de plantas de cardo tecnologicamente mais aptas para a produção de queijos de pasta mole”, adiantou a investigadora.

A sessão online poderá ser acompanhada em directo na plataforma zoom  e é aberta ao público e pretende chegar a produtores, técnicos, entidades relacionadas com os sectores Agrícola e Alimentar, Institutos de Ensino Superior e de Investigação, bem como a todos os interessados no tema.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda