Assim, em nota de imprensa a Administração da ULSBA esclarece que “no Serviço de Internamento de Medicina Covid, situado no Piso 3 do Hospital de Beja, inicialmente com 24 camas disponíveis, foram adicionadas, a 8 de janeiro de 2021, 6 camas.
Atingida a ocupação máxima, foi possível aumentar mais 6 camas, totalizando, a 12 de janeiro, as 36 camas disponíveis. Perante novo cenário de ocupação plena, hoje, dia 14 de janeiro, temos a possibilidade de aumentar o número de camas em internamento Covid em 10, o que significa que, à data, totalizamos 46 camas disponíveis, sendo esta a capacidade de internamento em enfermaria para doentes Covid-19 no Hospital de Beja”.
Relativamente ao internamento de doentes Covid em Unidade de Cuidados Intensivos, “as 4 camas de nível III inicialmente existentes, registaram ocupação plena, o que obrigou, a 10 de janeiro de 2021, ao aumento para o dobro da capacidade em Cuidados Intensivos, significando que, à data, existem 8 camas em Cuidados Intensivos – Covid no Hospital de Beja. Neste momento, estão todas ocupadas”. Informa a ULSBA.
Em consequência do aumento do número de camas foi necessário um rigoroso trabalho de gestão e de afetação de recursos humanos e de equipamento da Instituição, registando-se, “com agrado, a imediata cooperação das equipas envolvidas e de todo o pessoal que, nas diferentes áreas de trabalho, permitiram a criação das condições para que tudo se concretizasse”.