Município de Portel continua a requerer o encerramento das escolas
Publicado | 2021-01-13 05:04:45
 
O concelho de Portel tem vindo a registar um aumento de casos positivos à covid 19 na comunidade, nos últimos 14 dias.
 

Em comunicado a autarquia sublinha que “nesta fase em que todos nos preparamos para um novo período de confinamento a nível nacional, importa referir a estreita e contínua colaboração entre a Câmara Municipal de Portel e as diversas entidades na prevenção e no combate à Covid-19”

O presidente da Câmara, José Manuel Grilo, referiu à Planície que “nestes últimos 14 dias, o concelho, através de um surto familiar e de alguns contactos, subiu significativamente os casos de covid. Até vésperas de Natal eram quase inexistentes”.

E acrescenta que “dos 90 casos positivos, actualmente registados, as instituições de lar e cuidados continuados do concelho não registam, à data, nenhum surto activo, pelo que o processo de vacinação, a manter-se a situação, irá ocorrer ainda durante esta semana”.

No entanto o edil sublinha que “a situação é difícil, e é necessário continuar a desenvolver esforços no reforço das medidas preventivas, principalmente na comunidade”.

Em relação ao encerramento das escolas, José Manuel Grilo refere que “o Município de Portel continua a requerer junto da Autoridade de Saúde / DGS, a suspensão imediata do ensino presencial nas escolas do concelho como forma de proteger a comunidade educativa e evitar o surgimento de surtos em contexto escolar. Como é do conhecimento geral, quer a autarquia quer a direcção do Agrupamento de Escolas não têm competências nem autoridade para tomar qualquer decisão nesta matéria”.

A autarquia mobilizou e disponibilizou vários apoios logísticos e financeiros adaptou, equipou e apetrechou o edifício do antigo Centro de Saúde, para uma Estrutura de Alojamento de Retaguarda, entregou vários equipamentos de protecção individual, e assumiu a realização de testes à Covid-19 para identificação de eventuais casos positivos.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda