Vai avançar o estudo para ligação ferroviária ao aeroporto de Beja
Publicado | 2020-12-29 04:15:13
 
Segundo um despacho publicado em Diário da República, a Infra-Estruturas de Portugal (IP) vai avançar com a contratação de um estudo sobre a eventual ligação do aeroporto de Beja à linha ferroviária do Alentejo.
 

No documento, a empresa gestora das infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias em Portugal autoriza a contratação de estudos e de projectos para executar uma das obras previstas no Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030), num investimento que poderá superar os 100 milhões de euros.

Florival Baiôa, do Movimento Beja Merece +, referiu em declarações à Planície “já estar à espera desta ligação desde que fomos entregar à Assembleia da República as acessibilidades regionais onde foram discutidas e aprovadas. São fundamentais para o desenvolvimento de toda a região incluindo também a efectiva ocupação do aeroporto”.

“Estivemos com vários ministérios, entregamos os projectos completos, quer da ligação Sines/Beja e a importância de fazer desta zona um transborde transitário para a Europa. Somos uma zona privilegiada, já que, estamos num centro rodoviário e ferroviário fundamental para as ligações Norte /Sul e para a Europa. De referir que a nossa região tem o máximo de participação financeira nos projectos que não foram executados. Agora o que se passou é que o 2020 está atrasado e as infraestruturas não foram praticamente feitas e havia o perigo e, continua a haver, de as verbas serem devolvidas a Bruxelas”. Adiantou Florival Baiôa.

O estudo a contratar, no valor de 3,2 milhões de euros, visará a modernização do troço ferroviário Casa Branca-Beja, da Linha do Alentejo, “com ligação ao aeroporto de Beja, incluindo electrificação e instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações.

Este investimento depois de concretizado pode significar uma viagem de comboio Beja/ Lisboa em 1h30m.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda