Já chegaram a Portugal as primeiras vacinas contra a Covid-19
Publicado | 2020-12-26 05:42:52
 
Portugal recebeu, este sábado, o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 e dará início à vacinação no domingo, alinhado com a União Europeia.
 

Chegaram a Portugal, este sábado, sensivelmente pelas 09h40, as primeiras vacinas contra a Covid-19, em camiões refrigerados escoltados pela Guarda Nacional Republicana, avança a SIC Notícias.

O primeiro lote das vacinas contra a Covid-19, que chegou em duas caixas que no total pesam 41 quilogramas, ficará, inicialmente, armazenado numas instalações no concelho de Montemor-o-Velho, nos arredores de Coimbra.

O processo de abertura da viatura, que estava selada, foi acompanhado no local por responsáveis do Governo, dirigidos pela ministra da Saúde, Marta Temido.

O primeiro lote da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech contempla 9.750 doses destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

Os camiões refrigerados com as doses previstas para países da União Europeia (UE) saíram na quarta-feira de manhã da fábrica belga da farmacêutica norte-americana, situada em Puurs, no nordeste da Bélgica, sob fortes medidas de segurança, com dois veículos das forças policiais a escoltar cada um dos três veículos pesados depois do carregamento.

O início da vacinação no domingo será uma iniciativa comum aos estados-membros da UE e ocorre na mesma semana em que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) considerou segura a vacina da Pfizer-BioNTech, para a qual concedeu uma autorização "para uso de emergência", num processo que avançou a uma velocidade inédita.

Fonte: Lusa

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda