Warning: session_start(): open(/var/cpanel/php/sessions/ea-php55/sess_tgbqc8r0rq0l2ptal4935bc2g7, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in /home1/planicie/public_html/site_config.inc.php on line 4

Notice: Use of undefined constant ABRE - assumed 'ABRE' in /home1/planicie/public_html/gmais/funcoesGerais/bd.php on line 6

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home1/planicie/public_html/gmais/funcoesGerais/bd.php on line 7

Notice: Undefined index: id in /home1/planicie/public_html/noticias_2015.php on line 27
Rádio Planície :: 92.8 FMs :: Moura
   
   
     
 
Covid-19 – Saúde Pública “não tem actuado com eficácia e rapidez” em Mourão
Publicado | 2020-12-21 04:17:13
 
A Câmara Municipal de Mourão promoveu a realização no concelho de mais de 300 testes para a detecção do vírus da covid-19, por considerar que a Saúde Pública "não tem actuado com rapidez e eficácia".
 

A presidente da autarquia, Maria Clara Safara, em declarações à Planície referiu que “A situação, como é conhecida publicamente, temos um surto que nós, enquanto Protecção Civil, achamos que está na comunidade.  Somos um concelho pequeno, com poucos habitantes e alertamos a Saúde Pública para essa situação”.

Segundo a autarca, a Unidade de Saúde Pública "não tem actuado com a rapidez e eficácia que a situação exige, o que poderia ter evitado o aumento de casos na comunidade".

Em causa está um surto de covid-19 detectado no final de Novembro, cujo primeiro caso de infecção conhecido foi o de uma professora do agrupamento de escolas.

Nessa altura, segundo a autarca, a Protecção Civil Municipal enviou uma listagem com cerca de 94 pessoas que deveriam ser testadas, por terem tido contacto com casos positivos, mas a Saúde Pública, nos estudos epidemiológicos, entendeu que não havia perigo de o surto passar para a comunidade.

"O certo é que os casos continuaram a aumentar e, no dia 3 deste mês, foi feita uma nova comunicação da Protecção Civil Municipal para a Saúde Pública a reforçar que a situação estava a tornar-se crítica no concelho”, adiantou a presidente.

Maria Clara Safara assinalou que “foi então pedida a realização de testes em todos os lares, nos bombeiros, nos serviços da câmara municipal e, principalmente, na comunidade escolar, e foi solicitado o encerramento da escola”.

"Tínhamos, nessa altura, 18 casos activos e um total acumulado de 28 casos", referiu, acrescentando que o relatório da situação epidemiológica no concelho divulgado na quinta-feira indica a existência de 40 casos activos e 81 acumulados.

De acordo com a presidente do município, a Proteção Civil Municipal "sempre colaborou com a Saúde Pública, nomeadamente na formação das cadeias de contactos e do envio das listagens, uma vez que são as próprias famílias que dão indicação" dos testes com resultado positivo”.

"Ajudámos a formar essa listagem de contactos com 94 pessoas e achamos que, se certas pessoas tivessem sido testadas, talvez [o surto] não tivesse atingido esta dimensão", afirmou.

A autarca admitiu ainda que "pode haver falta de recurso humanos na Unidade de Saúde Pública e que outros concelhos passam pela mesma situação, mas advertiu que as autoridades deveriam ter em conta as especificidades de cada concelho, porque quanto menos habitantes, mais facilmente o vírus se dissemina".

A autarquia avançou então com uma testagem em massa, em parceria com a Universidade de Évora, que envolve um investimento "superior a 12 mil euros", por o vírus da covid-19 estar "instalado na comunidade".

Os 306 testes realizados na passada sexta feira, incluíram utentes e funcionários dos lares nas freguesias da Granja e Luz, bombeiros, militares da GNR, funcionários do município e da Associação de Desenvolvimento de Mourão, e todas as pessoas da comunidade que tiveram contacto com casos positivos. Os testes realizados no Lar de Nª Senhora das Candeias em Mourão foram realizados pela Saúde Pública, uma vez que havia 3 funcionárias positivas, tendo o resultado dado negativo para todos os utentes.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document

Notice: Undefined index: ID in /home1/planicie/public_html/barra_dir.php on line 117

Notice: Undefined index: ID in /home1/planicie/public_html/barra_dir.php on line 150

Notice: Undefined index: ID in /home1/planicie/public_html/barra_dir.php on line 186
20

Notice: Undefined index: ID in /home1/planicie/public_html/barra_dir.php on line 215
19

Notice: Undefined index: ID in /home1/planicie/public_html/barra_dir.php on line 246
13

Notice: Undefined index: ID in /home1/planicie/public_html/barra_dir.php on line 274
11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda
   
 
   

Warning: Unknown: open(/var/cpanel/php/sessions/ea-php55/sess_tgbqc8r0rq0l2ptal4935bc2g7, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/cpanel/php/sessions/ea-php55) in Unknown on line 0