Covid-19 - “Enfermeiros são os melhores preparados para administrar a nova vacina” SEP
Publicado | 2020-12-17 04:10:33
 
Segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, (SEP), “administrar uma vacina nova para combater uma nova doença e em larga escala a uma população envelhecida e com co-morbilidades é demonstrativo do enorme desafio que temos pela frente”.
 

E sublinha que “a gestão e administração das vacinas deve ser prosseguida pelo SNS e, designadamente pelas Unidades dos Cuidados de Saúde Primários”.

Celso Silva do SEP, afirmou à Planície que “nós só vimos uma possibilidade, que é de facto os enfermeiros nos Centros de Saúde administrarem a vacina que está para chegar. Isto não pode ser desfasado do reforço de pessoal no Serviço Nacional de Saúde, (SNS)”.

E acrescentou “Por um lado continuamos a defender que é preciso aumentar o número de profissionais de enfermagem nos cuidados primários, uma vez que, antes da pandemia era uma área carenciada e agora tornou-se ainda mais evidente a falta de enfermeiros. Também é muito mais seguro para as populações a vacina ser administrada no SNS, neste caso concreto nos cuidados primários, porque os profissionais com o treino que tem do Plano Nacional de Vacinação, estão mais treinados para a realizarem”.

O sindicalista em relação ao reforço de recurso humanos, referiu que “Tivemos uma reunião com o Ministério da Saúde e o que nos foi dito é que estava para breve a abertura de concurso para as ARS. Estamos a aguardar, para ver qual o número de vagas que vão estar a concurso, para fazermos uma avaliação”.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda