Conferência “Vinho de Talha – Inovar a Tradição” em Amareleja
Publicado | 2020-12-10 19:38:39
 
Tem lugar, amanhã, dia 12 de Dezembro, a conferência “Vinho de Talha – Inovar a tradição, entre as 14h30 e as 17h na plataforma ZOOM, organizada pela autarquia de Moura, Junta de Freguesia de Amareleja e a Rota do Guadiana-Associação de Desenvolvimento Integrado.
 

Esta conferência, tem como objectivo dar a conhecer um produto local de elevada qualidade que encontra na vila de Amareleja condições e saberes especiais para a sua produção e comercialização.

Segundo o Presidente da Junta de Freguesia de Amareleja, Joaquim Mário, “uma das razões para a excelente qualidade do vinho é o sol que amadurece as uvas, sol esse que faz com que as uvas tenham mais açúcar e que, por sua vez a fermentação transforma em álcool e daí a qualidade a classe dos nossos vinhos”.

“São diferentes e diferenciadores, porque são vinhos de talha, em que os métodos e as técnicas que se utilizam, são os mesmos que os romanos usavam já lá vão mais de 2 mil anos. Todo o processo ocorre dentro da talha, a que nós amarelejenses chamamos pote de barro”. Acrescenta o autarca.

A realização da conferência neste mês é também uma forma de marcar a Feira da Vinha e do Vinho que este ano não se pode realizar, em Amareleja, devido à situação pandémica que o mundo vive.

O evento contará com intervenções especializadas, para além da tradicional Abertura da Talha.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda