“Val+Alentejo” novo Projecto do CEBAL
Publicado | 2020-12-09 04:13:34
 
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) arrancou com um novo projecto de transferência de conhecimento científico e tecnológico “Val+Alentejo Valorização dos produtos de pequenos ruminantes do Alentejo”, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Polo de Santarém.
 

A investigadora do CEBAL, responsável pelo projecto, Eliana Jerónimo, sublinhou à Planície que “o projecto está a ser desenvolvido pelo CEBAL e pelo INIAV, no seu polo de Santarém.  Tem como objectivo promover a valorização dos produtos dos ovinos e caprinos que tem por base a sua composição em ácidos gordos. O que nos propomos fazer consiste na transferência científica e tecnológica que tem sido gerada no âmbito das diversas actividades de investigação e desenvolvimento para os agentes económicos que estão ligados ao sector de ovinos e caprinos como a produção, comercialização e também a transformação”.

Com um financiamento de mais de 174 mil euros, o projecto Val+Alentejo pretende promover a valorização dos produtos de ovinos e caprinos produzidos no Alentejo, como carne, leite e derivados. Utilizar os conhecimentos gerados em actividades de I&D, contribuir para a rentabilidade e a competitividade dos vários agentes envolvidos na fileira.

A estratégia de transferência de conhecimento e tecnologia assenta em 3 grandes pilares:  diagnóstico quanto ao perfil lipídico dos produtos de ovinos e caprinos produzidos no Alentejo;  disseminação por via de seminários e publicações técnico-científicas e de divulgação dirigidas ao sector agropecuário e agroalimentar, mas também aos consumidores, e  experimentação in loco em explorações comerciais vocacionadas para a produção de carne e de leite com aplicação de estratégias nutricionais promotoras de um perfil lipídico mais desejável.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda