APPACDM de Moura assinala dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Publicado | 2020-12-03 04:55:22
 
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Moura, vai assinalar o dia Internacional das Pessoas com Deficiência com algumas actividades, entre as quais a sua árvore da partilha.
 

O trabalho da Associação passa por desenvolver actividades ocupacionais, proporcionar um lar residencial e prestar apoio socioeducativo às pessoas portadoras de deficiência.

Sobre a data que hoje se comemora, a vice presidente da Associação, Diamantina Escoval referiu à Planície que “vai ser mais um dia, em que assinalamos esta data, pelo seu significado, estando a falar de uma sociedade inclusiva, não podíamos deixar de o fazer. Este ano, num contexto diferente, não se podendo fazer em comunidade, devido à pandemia, iremos ter várias actividades, na nossa instituição, assim como a nossa árvore da partilha. Aproveitámos a árvore da comunidade, que faz homenagem aos técnicos e pessoal da saúde, a nossa tendo o mesmo tema, é mais abrangente, vamos homenagear todos os profissionais que trabalharam e trabalham na linha da frente, incluindo os assistentes operacionais, as ajudantes de lar que trabalham connosco. Por isso talvez, o momento mais alto dentro do que é possível, este ano será a nossa árvore”.

Recordamos que a APPACDM há 40 anos que trabalha junto da comunidade de Moura, tendo actualmente 46 utentes.

Recordamos que o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que tem como principal objectivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

A Organização das Nações Unidas (ONU), é a responsável pela criação da comemoração, o que aconteceu em Assembleia Geral em 14 de Outubro de 1992. Em 1998 a ONU, avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda