Municípios do Baixo Alentejo reuniram com tutela da Administração Pública e Local
Publicado | 2020-12-03 04:49:05
 
Os Municípios do Baixo Alentejo reuniram com a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão e o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.
 

Na reunião que foi realizada por teleconferência foi efectuada uma análise e avaliação das respostas à pandemia por Covid19, promovidas pelo Ministério e a possibilidade da sua eventual prorrogação para o ano de 2021.

No final da reunião, o Presidente da Comunidade Intermunicipal, Jorge Rosa, referiu à Planície que “tivemos uma conversa com a ministra Alexandra Leitão e o Secretário de Estado Jorge Botelho, sobre as questões da pandemia e do que a mesma tem provocado, neste território da CIMBAL. Direccionando a conversa, para aquelas medidas, que este ministério lançou, para a importância das mesmas e até a necessidade de poderem, algumas serem apoiadas no prazo de vigência”.

“Vários autarcas presentes, manifestaram à ministra duas ou três situações muito concretas. A primeira tem a ver com os lares e gerência de idosos, com a preocupação para que esses espaços não fiquem com contaminação quer dos utentes, quer dos funcionários. Por outro lado, manifestamos a preocupação sobre a formula de contabilização de casos positivos, como é utilizada e calculado o número máximo em cada concelho no qual o mesmo passa a elevado risco e, finalmente o que  foi focado, com a ministra, tem a ver com os números que  cada concelho apresenta, dado que são considerados para os números de determinados concelhos as pessoas residentes oficiais”  sublinhou  Jorge Rosa.

Foram ainda abordadas questões relacionadas com as transferências de competências na área da “Acção Social”, do cálculo do Fundo Social Municipal e sobre o Fundo de Apoio Municipal.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda