Alunos das escolas de Moura fizeram frases e desenhos alusivos à violência doméstica
Publicado | 2020-11-25 10:20:21
 
O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres celebra-se anualmente a 25 de Novembro, com o intuito de alertar para este tão grave problema que atinge as mulheres, tanto em sua casa como no local de trabalho, psicológica ou fisicamente.
 

A Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura, uma IPSS que actua na área da promoção da Cidadania e combate à Violência Doméstica e Exclusão Social, está a levar a cabo, hoje, algumas iniciativas como a entrega de cadernos de notas alusivos a esta situação realizados pelos alunos das escolas.

Elsa Moita, técnica de apoio à vitima da Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura e do Núcleo de Atendimento à Vitima de Violência Doméstica (NAVVD),  de Beja, em declarações à Planície, sublinhou que “o NAVVD de Beja, em parceria com a Associação de Mulheres, no âmbito do projecto AGIR, fez uma iniciativa, em que, de acordo com os concelhos que são apoiados pelos nossos serviços, a nível do Baixo Alentejo. Fomos às escolas e tentámos que crianças, desde o pré-escolar, 1º ano e até ao secundário, fizessem uma frase e um desenho, alusivo à violência doméstica”.

Elsa Moita adiantou que “da compilação de todos os trabalhos, saiu um caderno de notas, que infelizmente após análise dos desenhos que as crianças pintaram, encontrámos 3 ou 4 situações de violência, o que por si só já é bastante preocupante”. Daí, “mais uma razão para nós continuarmos nesta luta de violência doméstica, principalmente contra as mulheres”, acrescentou.

Recordamos que o Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres mortas entre 1 de Janeiro e o dia 15 de Novembro, em Portugal, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas em 2019 e 12 em contexto familiar e as outras duas noutros contextos.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda