Moura aposta em sistema inovador para eficiência hídrica
Publicado | 2020-11-22 14:39:09
 
O município de Moura, responsável pela gestão e manutenção dos espaços verdes do concelho, está a implementar uma estratégia para melhorar a eficiência hídrica no tratamento destes espaços.
 

Este investimento ambiental, um dos primeiros a nível nacional, que iniciou no passado dia 20 de Novembro, consiste na implementação de um projeto-piloto que visa a redução dos volumes de água consumidos através da rega de espaços verdes públicos relvados.

Esta tecnologia inovadora denominada de DryJect, “combina o sistema de arejamento dos solos com a injeção de poliacrilatos de potássio (SAP), que promove a retenção de água ao nível das raízes, permitindo a disponibilização desta de acordo com as necessidades das plantas”. Esclarece a autarquia de Moura.

Em comunicado a Câmara Municipal informa ainda que “O ensaio incidirá no relvado localizado na Praça Sacadura Cabral, uma área total de cerca de 1.000m². Como forma de testar esta tecnologia, as regas semanais deste espaço serão reduzidas para metade, sendo monitorizada a evolução e comportamento do relvado”.

O alargamento da aplicação desta tecnologia a outros espaços verdes, em função da avaliação dos resultados obtidos, é também uma intensão da autarquia.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda