Peças de Moura em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga
Publicado | 2020-11-20 04:49:58
 
A partir de hoje, dia 20 de Novembro, pode visitar a exposição "Guerreiros e mártires - a Cristandade e o Islão na formação de Portugal", no Museu Nacional de Arte Antiga. Vão estar em exibição 200 peças, algumas delas relacionadas com Moura.
 

Este é um projecto conjunto do Director do Museu, Joaquim Oliveira Caetano, e Santiago Macias.

O arqueólogo Santiago Macias referiu à Planície que “a exposição é organizada e dirigida, pelo Joaquim Caetano, que é o Director do Museu de Arte Antiga, e por mim. Resulta de uma proposta que foi feita há 2 anos ao Museu”. Acrescentando que “este episódio dos Mártires de Marrocos, foi significativo na formação, por um lado, do movimento franciscano, e por outro na própria formação do reino de Portugal”.

O projecto envolve mais de setenta instituições (museus, bibliotecas, igrejas e colecções particulares) de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Marrocos e Reino Unido, e enquadra-se nas Comemorações do Ano Jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António, tendo como parceiros a Diocese de Coimbra, a Igreja de Santa Cruz de Coimbra e o Museu Nacional Machado de Castro. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda