Moura assinala hoje o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual
Publicado | 2020-11-18 04:07:50
 
Hoje, 18 de Novembro, volta a assinalar-se o Dia Europeu da Protecção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, criado em 2015 por decisão do Conselho de Ministros do Conselho da Europa.
 

O tema central da edição de 2020 é “Prevenir comportamentos de risco das crianças: imagens e/ou vídeos sexualmente explícitos de crianças produzidos por crianças”.

A presidente da CPCJ de Moura, Marisa Ferreira, referiu à Planície que “estamos a assinalar este dia desde o passado dia 9 de Novembro. Fomos solicitados pela Comissão Nacional de Projecção dos Direitos das crianças e jovens, no sentido de assinalar as boas práticas atinentes ao tema: “Prevenir comportamentos de risco das crianças: imagens e/ou vídeos sexualmente explícitos de crianças produzidos por crianças”.

“A CPCJ de Moura, em parceria com a autarquia, decidiu avançar com uma campanha de sensibilização, divulgando os cartazes produzidos pelo Centro Internet Segura e APAV, de apoio à linha Internet Segura”. Adiantou a responsável.

Marisa Ferreira destaca ainda que “Esta divulgação está a decorrer em mupis existentes na cidade. Por ser uma campanha com imagens, com uma mensagem tão impactante, desperta e promovem alguma inquietação. Desde modo, os 4 cartazes diferentes, que estão expostos em Moura, apelam à denuncia do ciber crime. Esperemos que sensibilize as pessoas de forma a quem tenha conhecimento deste crime o denuncie”.

Estas são as mensagens que podem ler-se na cidade de Moura para assinalar o Dia Europeu da Protecção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual:

- “Este foi o vídeo que os colegas do David partilharam para o humilhar”;

- “Ao partilharem este texto racista, a Márcia mudou de cidade com medo”;

- “Depois de uma discussão, este foi o vídeo íntimo que o namorado da Bia partilhou para se vingar”;

- “Este é o nude do Pedro, um jovem de 12 anos, que foi enganado e chantageado online por um adulto”.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda