Herdade da Contenda realizou “A Montaria 2020/2021”
Publicado | 2020-11-18 04:07:22
 
Teve lugar, na Herdade da Contenda, no passado dia 14 deste mês, a montaria prevista para a época 2020/21. No evento compareceram 62 caçadores.
 

“A qualidade média dos troféus de veado foi claramente a melhor dos últimos anos, enquanto nos muflões se destacou um exemplar ao mais alto nível dos cobrados até agora em Portugal, em Zonas de Caça Abertas”. Refere em comunicado esta entidade.

“O acto cinegético é o culminar de um longo período de trabalho de alimentação e protecção das populações de caça maior da Herdade da Contenda, sendo essencial para controlo populacional de veado, javali e muflão, permitindo a manutenção dos ecossistemas e do estado sanitário dessas populações”. Segundo a equipa de gestão da herdade.

Recordamos que a Herdade da Contenda, propriedade do Município de Moura desde 1893, esteve sob gestão da Autoridade Florestal Nacional (AFN) desde 1958. Em 2010, foi criada pela Câmara de Moura a Herdade da Contenda, E.M., na sequência do protocolo subscrito em 2009 com a AFN, para a transferência da gestão deste património municipal. A empresa municipal foi criada para garantir maior eficácia na gestão da propriedade, tendo sido estabelecidas as seguintes áreas de intervenção: agropecuária, apicultura, turismo, exploração cinegética, exploração florestal, proteção do meio ambiente, educação e investigação científica.

Pela sua importância e biodiversidade, a Herdade da Contenda integra uma Zona de Protecção Especial e um Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda