Hoje - Protesto, frente ao Hospital de Beja, para denunciar problemas no acesso à Saúde
Publicado | 2020-11-17 05:47:14
 
O PCP promove hoje, dia 17 de Novembro, pelas 18horas, uma acção de protesto, em frente ao Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, para denunciar os problemas que a população está a viver no acesso à saúde, agravados pela Covid-19.
 

Bernardo Loff, médico e representante da DORBE de Beja do Partido Comunista Português, em declarações à Planície diz “o que está em causa é o SNS, num contexto de uma pandemia, cujas consequências são imprevisíveis”.

Em termos de saúde e SNS, “através do profissionalismo, conseguimos numa primeira onda que os efeitos não fossem tão prejudiciais como estão agora. Por isso é necessário reforçar o Serviço Nacional de Saúde com meios profissionais e técnicos para que se possa novamente, voltar a uma situação anterior à pandemia”. Referiu o comunista.

O médico destaca ainda que é necessário “reforço das Unidades de Saúde Pública, assegurando os rácios de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde ambiental por habitantes, que estão estabelecidos na legislação, ou a recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários, que pode ser colmatada com o alargamento dos horários de funcionamento, a fixação de um incentivo excepcional, idêntico ao que é aplicado nos hospitais, bem como o investimento na modernização dos sistemas de comunicações e do equipamento informático”. 

Para o PCP, a falta de médicos de família, deve ser “combatida com o recrutamento para a contratação de especialistas em medicina geral e familiar, a possibilidade, a título excepcional e temporário, de contratar médicos estrangeiros e a atribuição dos incentivos previstos para a colocação de médicos nas zonas carenciadas aos especialistas em medicina geral e familiar em condições de se aposentar, mas que decidam permanecer no SNS”. 

Bernardo Loff deixa um apelo “a que todos participem no protesto de hoje, porque a Saúde é um direito de todos”.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda