Alunos das escolas de Moura vão ter gratuitamente computadores com internet
Publicado | 2020-11-13 05:42:33
 
Os serviços do Ministério da Educação enviaram instruções às escolas sobre o acesso a computadores e a respectiva ligação à internet, no âmbito do programa Escola Digital. A partir do corrente ano lectivo, serão aplicadas medidas que permitirão concretizar este objectivo de forma faseada.
 

Entre elas destaca-se o fornecimento de computadores, auscultadores e hotspots de ligação à internet, bem como a capacitação dos professores e a criação de recursos pedagógicos digitais.

Os alunos abrangidos pelo escalão A da Acção Social Escolar, que frequentam o ensino secundário, e que não têm computador em casa, são os primeiros a receber o material.

O presidente do Agrupamento de Escolas de Moura, Rui Oliveira, referiu à Planície que “o equipamento vai chegar às escolas, que depois o distribuem aos alunos. Vão ser para os alunos Escalão A. Na fase inicial começa no Ensino Secundário”.

“Ainda não temos data exacta da recepção dos computadores, mas a informação que temos é que estão a trabalhar para brevemente começarem a chegar às escolas”. Disse Rui Oliveira,

Após as declarações de Rui Oliveira, o Agrupamento de Escolas de Moura, recebeu um email do Director Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves, a confirmar sobre os procedimentos a adoptar relativos à recepção dos equipamentos distribuídos aos estabelecimentos de ensino, no âmbito do programa Escola Digital.

Assim, este estabelecimento de ensino “receberá uma primeira entrega de 62 kits de computadores e de 62 kits de conetividade.

Entrega essa que só estará concluída quando o número de kits de computador e o número de kits de conetividade, efectuado por diferentes fornecedores, for igual.

Esta primeira entrega destina-se a alunos do escalão A da Ação Social Escolar a frequentar o ensino secundário”. Informação do Director Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Recordamos que cada aluno receberá um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conectividade a partir de qualquer ponto do País (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis).

Foram definidos três tipos de computador: para o 1.º ciclo do ensino básico; para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; e para o ensino secundário.

 A identificação dos equipamentos entregues será registada numa plataforma que centraliza a informação sobre os computadores atribuídos a cada agrupamento de escolas/escola não agrupada.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda