Hoje é Dia de São Martinho. A prova do vinho novo
Publicado | 2020-11-11 05:08:11
 
11 de Novembro é uma data de muita tradição em Portugal, é o dia de São Martinho. Momento associado à celebração de provas de vinho e magustos de convívio com castanhas assadas e água-pé, este ano, infelizmente, não se podem realizar da mesma forma.
 

É a maturação do vinho do ano, sendo tradicionalmente o primeiro dia em que o novo pode ser degustado com a abertura das talhas.

O Alentejo tem sido um grande protector destes vinhos, tendo vindo a preservar até aos nossos dias. A técnica de produção é um legado herdado do império Romano, consiste em as uvas serem colhidas no mês de Setembro, época da vindima, estas que depois serão pisadas, ripadas ou colocadas num moinho e apenas seguem para as talhas depois de estarem bem limpas. Após os procedimentos anteriormente referidos dá-se então um processo específico de fermentação.

Recordamos que 20 autarquias e sete entidades estão envolvidas na candidatura do vinho da talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Como Vidigueira, Almodôvar, Alvito, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Moura e Serpa, no distrito de Beja. Borba, Estremoz, Reguengos de Monsaraz, Évora, Mora, Mourão e Viana do Alentejo, do distrito de Évora. E Arronches, Campo Maior, Elvas e Marvão pelo de Portalegre. A Câmara Municipal de Vidigueira está a liderar este processo.

Este período também é bastante popular devido ao bom tempo que ocorre em Portugal nesta época do ano, chamado de "verão de São Martinho".

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda