Abre hoje o Centro Interpretativo do Vinho de Talha em Vila de Frades
Publicado | 2020-11-10 19:07:54
 
O Centro Interpretativo do Vinho de Talha (CIVT) abre ao público hoje, em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, com o objectivo de preservar e valorizar o saber-fazer vinho de talha para dar continuidade a esta tradição milenar.
 

De acordo com a Câmara de Vidigueira, o CIVT é um espaço de interpretação, difusão científica e tecnológica e divulgação do património imaterial associado ao saber-fazer vinho de talha.

Instalado num edifício que o município construiu de raiz no centro de Vila de Frades, que se assume como capital do vinho de talha, o CIVT pretende transmitir aos visitantes as memórias, vivências e experiências relacionadas" com o produto e "com as gentes que fizeram chegar a tradição aos dias de hoje.

O CIVT é composto por quatro áreas, nomeadamente o Território, a História Milenar, a Cultura da Vinha, o Processo do Vinho na Adega e a Taberna.

O concelho de Vidigueira é conhecido pela produção artesanal de vinho de talha, que é feita sobretudo na freguesia de Vila de Frades.

A Câmara de Vidigueira lidera o processo, que envolve outros municípios e entidades, para candidatura da produção artesanal de vinho de talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda