Propostas para melhoramentos na área da saúde no distrito de Beja
Publicado | 2020-11-09 05:01:26
 
O PCP entregou um conjunto de 35 propostas dirigidas ao reforço do SNS, em sede de Orçamento de Estado para 2021. As propostas que o PCP entregou na área da saúde reforçam o SNS e dão resposta a problemas concretos sentidos pelos utentes e pelos profissionais de saúde.
 

O deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, referiu à Planície que “a primeira coisa que temos a dizer, é que é no SNS, que está a solução para os problemas que enfrentamos. O SNS está neste momento debilitado e fragilizado, visto que foram anos de política de direita, que conduziram a esta situação transferindo muito daquilo que são os seus recursos financeiros”.

Para o PCP, “o investimento no aumento da capacidade do Serviço Nacional de Saúde, com mais meios, mais profissionais de saúde, mais equipamentos, mais capacidade nos centros de saúde e nos hospitais é a solução.  O PCP apresenta um conjunto de propostas para a fixação de médicos nas zonas carenciadas como é o caso do Distrito de Beja”.

O parlamentar sublinhou que “propomos um plano de requalificação e construção de novas instalações para centros de saúde e hospitais, com uma proposta em particular para o Hospital em Beja com uma verba de um milhão e meio de euros para a revisão dos projetos técnicos de uma obra no valor de 30 milhões de euros.

Propomos que até ao 1º trimestre de 2021 seja concretizado o reforço da Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação em Medicina Intensiva aprovada pelo Governo, com mais 409 camas, mais 47 médicos, mais 626 enfermeiros e mais 198 assistentes operacionais”.

Outra das preocupações dos comunistas é o acesso à saúde mental, hoje agravada pela epidemia, pelo que propõe um plano de contratação de psicólogos para os cuidados de saúde primários com o objectivo de alcançar no final de 2022 um rácio de 1 psicólogo por 5000 habitantes. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda