“Estendal dos Direitos” CPCJ de Moura promove iniciativas no concelho
Publicado | 2020-11-04 07:06:04
 
A Comissão de Protecção das Crianças e Jovens, (CPCJ) de Moura, assinala todos os anos, durante o mês de Novembro, o aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.
 

Durante este mês, diversas instituições do concelho de Moura, estão a realizar actividades sobre a importância pela manutenção e respeito que os direitos das crianças têm na comunidade, como explicou à Planície, a presidente da CPCJ de Moura, Marisa Ferreira.

“À semelhança dos outros anos e, por proposta da Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Protecção de Crianças e Jovens, lançamos o repto da realização do Estendal dos Direitos. A par dessa actividade, que é transversal a todos os níveis de ensino, este ano abrangemos também as associações e alguns grupos desportivos”.

“Lançamos um conjunto de actividades, individuais para o 1ºciclo de ensino, de modo que os direitos das crianças fossem trabalhados por essa faixa etária e com produção final de alguns trabalhos, que depois podemos divulgar”. Disse a responsável pela CPCJ de Moura.

Marisa Ferreira referiu ainda que “já começamos a divulgação dos trabalhos, nomeadamente do Centro Infantil Nossa Senhora do Carmo, que já realizou um vídeo do trabalho efectuado com os meninos e meninas, nas últimas semanas. Pretendemos continuar a divulgar esses trabalhos, que nos vão chegando, ao longo do mês de Novembro”.

A presidente da CPCJ de Moura em relação ao dia Universal dos Direitos das Crianças, sublinhou que “o dia é celebrado a 20 de Novembro e nós pretendemos, resultante destas propostas que lançamos às escolas do 1º Ciclo, eleger um direito que vai ser impresso num saco de pano, que será distribuído com alguns autocolantes e outra informação relativa ao aniversário da Comissão dos Direitos das Crianças, no centro da cidade de Moura e nas freguesias. Vamos visitar as escolas, registar os estendais, que vão estar nas escolas do concelho e entregar estes sacos com o direito explanado”.

 No âmbito das comemorações do 31º aniversário da Convenção sobre os direitos da Criança, que se celebra a 20 de Novembro de 2020, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens associa-se, empenhadamente, ao esforço de amplificação da mensagem que a Convenção dos Direitos da Criança corporiza e propõe a adesão de todas as instituições públicas e particulares, entidades com competência em matéria de infância e juventude e Comissões de Protecção de Crianças e Jovens à Campanha Nacional “ESTENDAL DOS DIREITOS”.

Recordamos que a Convenção sobre os Direitos da Criança foi adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 20 de Novembro de 1989 e ratificada por 195 países. Portugal assinou a Convenção a 21 de Setembro de 1990. Tem 54 artigos que cobrem todos os aspectos da vida das crianças e consagra direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais de todas as crianças do Mundo.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda