O exercício “A Terra Treme” vai ter lugar em Moura na EB1 do Sete e Meio
Publicado | 2020-10-28 12:06:31
 
A Terra Treme é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas. Este ano, a 8.ª edição realiza-se a 5 de novembro, às 11:05 horas.
 

A Escola Básica com 1.º Ciclo do Sete e Meio, em Moura, vai receber o exercício contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Moura e dos Sapadores Florestais do Serviço Municipal de Protecção Civil, Segurança e Florestas.

A TERRA TREME1 é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoprotecção: Baixar – Proteger – Aguardar.

Para mais informações sobre esta atividade pode consultar o site www.aterratreme.pt.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda