Dia Mundial da Terceira Idade com comemorações no concelho de Moura
Publicado | 2020-10-28 04:50:58
 
O Dia Mundial da Terceira Idade celebra-se a 28 de Outubro e tem como objectivo chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa.
 

As pessoas mais idosas são as que passam mais tempo sozinhas. Muitos idosos vivem em carência económica e isolados dos seus familiares, ao abandono, em lares de terceira idade ou em casa.

O Centro Social de Amareleja desde o início deste mês que tem realizado várias actividades, como disse à Planície a Directora Técnica, Dália Ramos.

“Temos realizado várias actividades, dentro do Lar, desde o início de Outubro, para assinalar todo o mês do idoso. São várias a iniciativas, desde actividade física sénior, workshops, semana da alimentação. Em específico para o dia de hoje, vamos assistir ao filme que está a ser elaborado pela Câmara e vamos realizar um workshop sobre alimentação saudável”.

A Universidade Sénior de Moura, (USM), vai integrar, as actividades da autarquia, uma vez que ainda não iniciaram as aulas presenciais, como explicou Susana Carvalho, Coordenadora da USM “a Universidade sénior era para ter iniciado o ano lectivo, há uma semana, mas devido ao agravamento da pandemia, não foi possível. Não vamos ter um programa para assinalar o Dia Internacional da 3ª Idade, no entanto integramos as actividades da Câmara Municipal de Moura”. 

Recordamos que hoje a autarquia vai comemorar o Dia Internacional da Terceira Idade através de uma emissão televisiva ao longo da manhã no MEO canal 205720 (botão verde do comando) e no Facebook, transmitida pela UPTV.

A vereadora da Câmara Municipal de Moura, Lurdes Balola, referiu à Planície que “porque a pandemia não nos deixa estar todos juntos, e porque nos anos anteriores tivemos sempre o cuidado de dedicar este dia à população idosa do nosso concelho, que é numerosa  e merece toda a atenção, este ano resolvemos fazer um encontro de forma diferente.  Vamos dar aos nossos idosos algum conforto e alguma companhia, através da televisão. Resolvemos fazer um programa televisivo que irá emitir amanhã, quarta feira, cerca das 9h30, com entrevistas, teremos a companhia dos técnicos das instituições, das IPSS, que fazem trabalho junto dos idosos, e irão partilhar a sua experiência”. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda