OE 2021 – Forças de segurança “triste e descontente” com orçamento
Publicado | 2020-10-19 04:58:18
 
A Associação dos Profissionais da Guarda, (APG/GNR), ao ter conhecimento da proposta de Lei de Orçamento de Estado para 2021 manifestou o seu desagrado, por o Governo ter esquecido o papel central das forças de segurança.
 

O vice presidente da Associação, José Miguel, sublinhou à Planície que “nesta situação que verificamos, a proposta do OE para 2021, a APG fica muito triste e descontente, já que está tudo muito desajustado, tendo em conta aquilo que se prevê em termos de orçamento no futuro para as forças de segurança. Nós profissionais da GNR, sentimos e de que maneira, naquilo que se está a aprontar para ser tornado Lei. Vamos continuar a reclamar pela ausência e pela não apresentação de um sistema remuneratório, digno e actualizado. De referir que nos são exigidas cada vez mais funções e tarefas para que possamos desempenhar um papel junto do cidadão e não tenhamos pela parte da tutela, por parte de quem nos governa e de quem nos comanda um reconhecimento da nossa missão”.

A APG/GNR não compreende que num período de esforço acrescido para todos os trabalhadores do Estado não esteja previsto qualquer aumento salarial, estando em causa uma real perda de poder de compra, considerando a evolução de preços do consumidor, que é e 0,7%.

Ainda sem informação concreta no que respeita à distribuição das verbas no Ministério da Administração Interna, compreendem-se mal algumas das medidas inscritas, designadamente algumas que vinham já contempladas no OE anterior e que não tiveram concretização ou que tiveram uma concretização insuficiente, como por exemplo o investimento em sistemas de tecnologia de informação e comunicação, pretendendo-se libertar recursos humanos da área administrativa para a operacional, a criação de um modelo de serviços partilhados entre a GNR e a PSP ou a requalificação de infraestruturas no âmbito da Lei de Infraestruturas e Equipamentos. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda