CEBAL promove hoje sessão sobre a eficiência no uso da água
Publicado | 2020-10-14 04:14:44
 
O CEBAL, realiza hoje, uma sessão online, intitulada Eficiência no uso de água em Viticultura e Horticultura e a contribuição do projecto NEFERTITI, no âmbito da iniciativa Um Dia Com…
 

A investigadora do CEBAL, Liliana Marum, referiu à Planície que “esta sessão, que será em formato, pela primeira vez, webinar, tem como convidados 2 especialistas na área da viticultura e horticultura, na eficiência da água, Miguel Costa e Carlos Lopes, Professores do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa e investigadores na área da Viticultura sustentável.

Numa altura em que as alterações climáticas impõem cada vez maiores desafios e restrições ao nível do uso da água, esta sessão online abordará o tema da escassez de água, divulgando boas práticas para o uso mais eficiente da água na fileira da vinha e do vinho, valorizando a necessidade de um controlo preciso da rega e de métricas para quantificar o consumo de água. Os objectivos são os de poupar o recurso hídrico, minimizar incertezas e gerir melhor o risco resultante de condições climáticas mais adversas e extremas”.

A investigadora adiantou ainda que “o projecto NEFERTITI, é um projecto Europeu, financiado pelo programa Horizonte 2020, representado em Portugal pelo Instituto Superior de Agronomia (U. Lisboa). Pretende estabelecer uma rede de demonstração e explorações piloto na União Europeia, delineado para promover a troca de conhecimento entre os vários actores envolvidos (produtores, empresários, investigadores, decisores políticos, etc.), de modo a aumentar a captação de inovação, melhorar a aprendizagem e a conectividade da rede entre atores agrícolas em toda a Europa. Pretende assim contribuir para uma agricultura mais competitiva, sustentável e amiga do ambiente”.

Esta iniciativa promovida pelo CEBAL, tem como objectivo, fomentar a troca de ideias e de experiências entre todos os intervenientes, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, dando assim a conhecer o que mais inovador se faz nas diferentes áreas de conhecimento.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda