Médicos do Serviço de Pediatria de Évora apresentam manifesto
Publicado | 2020-10-13 04:37:45
 
Num manifesto subscrito por 21 pediatras e apoiado por 10 internos do serviço de Pediatria do Hospital do Espírito Santo de Évora, (HESE), os especialistas justificam o documento como "a tentativa derradeira para que seja prestada atenção ao Serviço de Pediatria" e defendem a adopção de "medidas urgentes e sólidas que tornem viável a sua sobrevivência".
 

Quando se referem à falta de pediatras no Hospital, os subscritores do documento, alegam que "a face mais visível do problema" coloca-se no Serviço de Urgência Pediátrica (SUP) e avisam que "escondido atrás deste está um maior, a viabilidade da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais".

Esta unidade "é suportada à custa de quatro pediatras fazerem urgência quando, pela sua idade, já não o deveriam fazer" e de "um que continua a assegurar turnos nocturnos apesar de idade para dispensa", restando quatro "cujo horário permite assegurar no total cinco períodos de 12 horas de urgência, dos 14 necessários".

"Sem reforço de recursos humanos, a unidade pode fechar já a partir de 01 de Novembro", advertem.

Na semana passada, o HESE anunciou ter implementado temporariamente "um novo modelo de atendimento" no SUP para "garantir a assistência às crianças e jovens do Alentejo" e procurar contrariar a falta de pediatras.

O novo modelo, desenhado em articulação com a ARS do Alentejo, "mantém o atendimento pediátrico urgente com um pediatra de presença física - continuando-se a recorrer a prestadores de serviços, se tal se revelar necessário - e com um ou dois médicos com treino pediátrico, que farão o primeiro atendimento", revelou o hospital.

Sobre a criação deste novo modelo, os especialistas dizem que consistiu "apenas em mudar o nome do local onde são atendidas as crianças e colocar a sua direcção a cargo de um médico não pediatra", o que "diminui o nível de diferenciação do serviço e torna legal o seu funcionamento sem pediatra".

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda