1200 empregos para região na produção de uma aeronave no Alentejo
Publicado | 2020-09-24 11:20:19
 
Decorre hoje uma cerimónia de apresentação do Programa ATL-100 promovido pelo CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) e pela DESAER (Desenvolvimento Aeronáutico), em Évora.
 

Vão estar presentes na ocasião a Ministra da Coesão Social, Ana Abrunhosa e o Ministro da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O Programa ATL-100 vai centrar na cidade de Évora o desenvolvimento, fabrico e operação de uma nova aeronave ligeira. Trata-se do primeiro programa aeronáutico completo, realizado em Portugal, que vai desde o desenvolvimento, industrialização e operação de aeronaves de nova geração. Com um cronograma de desenvolvimento a cinco anos, o programa prevê o envolvimento de mais de 30 empresas e universidades nacionais e internacionais, nomeadamente ligadas aos programas como o MIT.

Estima-se que o programa tenha um impacto direto de 1200 empregos qualificados na região do Alentejo.

SOBRE O CEiiA:

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto que orienta a sua atividade para a sustentabilidade e qualidade de vida, através da abordagem a desafios complexos da sociedade e em setores de alta intensidade tecnológica, como mobilidade, aeronáutica, oceano e espaço. É uma das entidades com maior volume de investimento em I&D em Portugal, tendo a capacidade de integrar competências e mobilizar entidades (desde universidades a grandes empresas) em torno do desenvolvimento de novos produtos e serviços que contribuam para a competitividade do nosso país no contexto global.

Na aeronáutica, o CEiiA tem centrado a sua atividade no desenvolvimento de programas completos de grande dimensão com o envolvimento desde as fases preliminares de design até à certificação de aeroestruturas, procurando ativamente oportunidades de valorização das suas capacidades técnicas e tecnológicas. Aqui destacam-se os vários projetos com a Leonardo Helicopters e a Dassault, bem como o KC 390 da Embraer, o maior avião desenvolvido pela EMBRAER.

No KC-390, o CEiiA foi responsável com a OGMA, por três importante aeroestruturas do avião, desde a fase preliminar de desenvolvimento, passando pelo fabrico e até à certificação, num total de mais de 500 mil horas de engenharia da responsabilidade do CEiiA.

SOBRE A DESAER:

A DESAER (Desenvolvimento Aeronáutico) é uma empresa de desenvolvimento e fabrico de aeronaves, localizada em São José dos Campos, fundada por ex-quadros da EMBRAER e do ITA, em 2017, para criar o ATL como resposta à oportunidade de substituir o Embraer Bandeirante, projeto já apresentado e validado pela Força Aérea Brasileira. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda