Serviço de urgência de cirurgia do Hospital de Beja em perigo de encerrar
Publicado | 2020-09-02 07:40:44
 
A falta de médicos de urgência de cirurgia no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, tem feito com que alguns profissionais de saúde daquela instituição tenham que fazer horas extraordinárias, com alguns a atingir as 150 horas de trabalho extraordinário, cenário agravado pela pandemia de Covid-19.
 

O Secretariado Regional do Alentejo do Sindicato Independente dos Médicos, (SIM),  emitiu um comunicado onde alerta para esta e outras situações, exigindo ao Conselho de Administração (CA) do hospital que contrate mais médicos, uma vez que o serviço de urgência do hospital corre o risco de encerrar, enviando os doentes para outros hospitais da região, também eles sobrecarregados.

“As equipes de cirurgia do Hospital de Beja, estão a funcionar abaixo dos mínimos de segurança para os cidadãos e Médicos”, refere o comunicado.

E adianta que os médicos “exaustos já ultrapassaram há muito as 150 horas de trabalho extraordinário o que é agravado pela pandemia e pela idade dos médicos. Dos 6 chefes de equipa 4 têm mais de 50 anos e 2 mais de 55 anos. Os médicos com essa idade já não são obrigados a fazer serviço de urgência e só a sua dedicação é que os motiva”.

O SIM/Alentejo refere ainda que apesar dos alertas por parte dos médicos “o Conselho de Administração tem-se mantido insensível e incapaz de resolver o problema”.

Assim, o SIM aconselhou os seus associados a apresentarem minutas de escusa de responsabilidade.

“O SIM exige que o Conselho de Administração contrate médicos, de outra forma a urgência terá de encerrar e referenciar os doentes para os também sobrecarregados hospitais da região. Será ainda hoje enviando um ofício, hoje nesse sentido, para o Conselho de Administração.

Décadas de incompetência e desconsideração pelos médicos, agravados por Presidentes de ARS’s e Conselhos de Administração mais preocupados em esconder os problemas do que resolvê-los”, pode ler-se no comunicado.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 24
13 12
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda